Sobre nós
Caracterização da Instituição
A Associação Para o Bem-Estar Infantil é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, fundada em 1977 e inaugurada em 1982, com estatutos aprovados no diário da republica III série N.º 295 de 23/12/1977, pessoa coletiva de solidariedade social do tipo associativo e sem fins lucrativos.
Tem como objetivo fundamental, o desenvolvimento integral e harmonioso de todas as crianças de ambos os sexos, dos 3 meses aos 15 anos de idade e idosos, independentemente do extrato social, credo religioso ou opção política que os utentes ou familiares pertençam, apoiando-os na promoção da saúde e educação das crianças, bem como na assistência a idosos.
Desenvolve as atividades nas valências de Creche, Creche Familiar, Pré-Escolar, Centro de Acolhimento Temporário, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.
As mensalidades a pagar pelos pais ou encarregados de educação constituem receitas próprias da associação e são proporcionais aos rendimentos dos agregados familiares e constam de regulamento próprio aprovado em assembleia geral de sócios.
História da A.B.E.I.V. (como tudo começou)
Com a construção de bairros como o Parque Residencial da Icesa e o Bairro Nascente do Cabo, houve um aumento de população da freguesia de Vialonga, que se viu confrontada com a carência de equipamentos sociais, nomeadamente os destinados ao apoio da infância.
Essa situação levou a que um grupo de pessoas se organizassem em torno de um projeto que satisfizesse as carências da população nessa área.
A seguir ao 25 de abril foi criada uma comissão formada por elementos de vários partidos políticos, com o objetivo de angariar associados, conseguindo atingir na altura um total de 700 associados.
Estavam dados os primeiros passos para a criação da Associação para o Bem Estar Infantil de Vialonga, contando para isso com o apoio de diversas organizações quer privadas quer estatais, tais como a Junta de Freguesia de Vialonga, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que cedeu o terreno, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo.
A 7 de dezembro de 1977, deu-se o início à construção das instalações, que vieram a ser inauguradas no dia 27 de março de 1982.
Passados alguns anos, dá-se início à construção do polo da Aboboreira.
Posteriormente, foi-se procurando melhorar as condições físicas e pedagógicas da instituição, nomeadamente, enquadrando todos os grupos de crianças por pessoal técnico especializado, respeitando o número máximo de crianças por sala, apetrechando as salas de material didático e apoiando a formação dos seus funcionários, para que a resposta educativa fosse a mais adequada.
Trata-se, assim, de uma Instituição privada de solidariedade social, e sem fins lucrativos, com estatutos aprovados no Diário da Répública III serie n.º 295 de 23 de dezembro de 1977.
Atualmente, a nossa institução procura responder às necessidades educativas dos seus utentes, não descurando a vertente social que esteve na sua origem. Neste momento, os utentes que frequentam a nossa institução estão distribuidos pelas seguintes valências: creche familiar, creche, jardim de infância, atividades de tempos livres, centro de convivio, apoio domiciliario e Cat.